sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Vontade Torta

Imagine que você vai fazer uma torta. Uma daquelas tortas salgadas de liquidificador, sabe? Daquelas que não tem como errar.

Se você se dispõe a isso, é porque  você tem vontade de comer a torta. Tudo se inicia com aquela vozinha no fundo da sua cabeça dizendo para você comer, lembrando do buraco que ronca no seu estômago.

Depois disso, você imagina o que te satisfaria. Você vai do brigadeiro de panela à torta salgada passando por salgadinhos, sanduíches, pizza e outras ideias. Talvez pela combinação peculiar de ingredientes que você pode juntar ao bel-prazer e dar o seu gosto personalizado à comida, você opta pela torta.

Aí você começa a cozinhar. Um pouco disso, um pouco daquilo, testa este, coloca aquele e sai a sua massa. A ela você junta o recheio que gosta e coloca para assar. Por mais que você se esforce para seguir a receita e cuide dos detalhes, eles são muitos, por isso o erro é iminente.

Assar então, uma arte. Tão ou mais importante que juntar os ingredientes é saber quando os ovos estão cozidos, a farinha hidratada e os demais ingretientes fritos ao azeite ou óleo. É um ponto muito delicado e tênue que separa o sucesso do fracasso ao assar a torta.

Finalmente ela está pronta. É hora de saciar aquela fome e assassinar a torta. Ao terminar, passando a mão no seu estômago, saciado ao extremo, você se pergunta:

- O que eu comi?

Eu arrisco responder que você comeu sua vontade.

O que isto significa? Que você tomou ações para concretizar uma ideia de matar sua vontade.

A grande questão para emagrecer, entendo que é justamente como dizer não à sua vontade.

Como fazer isso? Esta é uma fórmula muito complexa e muito individual, no entanto, fazemos isso diversas vezes e por diversos motivos. Afinal, deixamos de comentar para não magoar, deixamos de fazer para não errar, deixamos de mudar para sentir-nos mais seguros...

Dizemos não à nossa vontade, em suma, por almejar uma vontade maior. Não magoar alguém amado é mais importante que dizer algumas verdades, a vergonha de errar é maior que a vontade de fazer e assim por diante.

Para dizer não àquela torta, portanto, é preciso dizer sim para algo mais importante que ela.

- O que é esta coisa? - Você se pergunta.

Isso só você pode responder, mas tenho certeza que ela existe em cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário