terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Desculpas Esfarrapadas

Cansei de ser bonzinho e ficar só dando incentivos para quem quer emagrecer. Hoje vou colocar o dedo na ferida, ou nos pneuzinhos, como queira.

Elenquei aqui uma pequena lista de desculpinhas esfarrapadas que os gordinhos usam, e eu, como ex-gordinho, confesso que já usei bastante também...

- Não consigo emagrecer porque meu metabolismo é lento.
Resposta: Claro que é lento, você enfia o pé na jaca e o mais próximo de um exercício que você faz é abrir a latinha de cerveja... Comece a mesclar exercícios de força (como musculação) com exercícios cardio-respiratórios (como corrida) e troque a breja por água para ver se você não acelera o metabolismo e começa a secar!


- Tenho ossos grandes.
Resposta: E tem mesmo. Se não tivesse seria como fazer um prédio com vigas de bambu em vez de aço. Mas isso não é desculpa, pois, os ossos representam no máximo 15% do peso da pessoa, ou seja, quase nada, considerando que uma pessoa normal tem praticamente isso de gordura também. O peso está é no picolé, não no coitado do palitinho.


- Minha obesidade é de origem genética.
Resposta: A genética até contribui com algumas TENDÊNCIAS, mas, não é ela que te faz ser gordo ou não. Se você vê teus pais se entupindo de amendoins, cerveja e doces, é claro que você vai achar isso normal e provavelmente vai levar isso para sua própria vida. Para citar meu exemplo, meus pais são obesos até hoje, eu emagreci há dois anos e mantenho meu peso sem sacrifícios, portanto, isso não é desculpa.


- Tenho problemas de tireoide.
Resposta: Primeiro, você sabe o que é tireóide e para que ela serve? Segundo, você já fez os exames de T3, T4, TSI, TSH, etc.? Se você respondeu não a alguma destas perguntas, reavalie seus conceitos, afinal, uma pequena minoria dos casos de obesidade é creditada a doenças da tireoide.


- Não como nada, mas não consigo emagrecer.
Resposta: Das duas uma, ou você come escondido ou realmente você come pouco e se exercita menos ainda. Tente recontar suas calorias gastas (basais e exercícios) e ingeridas (o quanto você come) para verificar onde está o problema. A regra é clara, gastar mais do que se consome emagrece e gastar menos do que se conseme engorda.


- Tenho problemas de saúde que me impedem de fazer exercícios.
Resposta: Isto até pode ser verdade, mas existem exercícios e exercícios. Será que não existe nenhum que você possa fazer? Procure seu médico e explique seu problema para tentar chegar a uma solução.


Acho que a ideia de culpar algo ou alguém é a forma mais fácil de se livrar de um problema ou de um peso na consciência, mas não na barriga. Por isso o meu método é individual, ou seja, você firma um compromisso com você mesmo. Mentir para si mesmo não é meio esquisito, certo?

Partir do pressuposto que o culpado pela sua obesidade é você mesmo pode ser difícil na maioria dos casos, mas é fundamental para que você possa tomar ações para reverter a situação, ou seja, para que você tome vergonha na cara.

Agora se você pensa de outra forma, que o problema não é seu, pense também na piadinha:

O velho homem está à beira da morte no hospital quando fala à sua esposa:
- É minha velha, quando eu perdi nossa casa na roleta, você estava lá;
- Quando eu destruí nosso carro bêbado, você estava lá;
- Agora que contraí esta DST na rua estou aqui, em estado terminal, você está aqui.
A esposa toda amável então diz:
- Não pense nisso agora, meu velho. Descanse.
Ao que o velho responde:
- Descanse o cacete. Vai dar azar assim no inferno, sua velha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário