quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Por onde eu vou?


A maioria das pessoas me pergunta o que eu fiz para emagrecer tanto e tão rápido. Gosto de falar de como trabalhei a minha cabeça para vencer os fantasmas gordos que me rondavam, ou seja, os maus hábitos. Em cima disso é que desenvolvi um método para trabalhar a cabeça unicamente. Quem vem acompanhando o blog percebe que eu praticamente só falo disso.

Já ouviu falar de Pavlov? Foi um médico e pesquisador russo que descobriu uma forma para os cães fazerem o que ele queria. Ele falava? Ele batia? Ele brigava? Não, ele simplesmente insistia quando os cães erravam e lhes dava recompensa quando acertavam. Não, ele não lhes dava vodca, e sim biscoitinhos. Se bem que eu acho que a Tarsila (minha cadela) funcionaria melhor na vodca, se até bater com a cabeça na mesa para virar o copo ela bate só para lamber o que vai ao chão...

Assim, Pavlov teorizou sobre o tal método do reflexo condicionado. Ele em determinada altura soava um sino sempre que iria alimentar os cães. Estes, ao ver a comida, começavam a salivar. Depois de um certo tempo ele parou de dar comida e continou apenas soando o sino. Os cães continuavam a salivar. Ou seja, os cães eram movidos por um comportamento e não pela questão orgânica em si.

Se pararmos para pensar, não somos assim também? Nos alimentamos muito mais baseados nos nossos hábitos do que propriamente nas nossas necessídades orgânicas. 

Sou da opinião que todos sabemos mais ou menos como emagrecer. Resumindo a novela:
 - Fazer 5 refeições por dia, sempre no mesmo horário;
 - 40% de carboidratos, 30% de proteínas e 30% de verduras e frutas;
 - A gordura que você precisa já está no preparo dos alimentos que você come, portanto, não é necessário colocá-la à parte. O mesmo vale para o açúcar.
 - Ingerir menos calorias do que se gasta.

O resto do que se ouve por aí ou é enganação ou é a mesma coisa dos passos acima com outras palavras.

As mesmas pessoas que me pedem dicas parecem não estar interessadas na parte comportamental da coisa e sim nas receitas de comidas, no caso, na restrição delas. Se este é o caso, a nutricionista é a profissional mais indicada para ajudar. Ela que tem conhecimento para elaborar uma dieta balanceada com o que você gosta e de acordo com as suas necessidades.

Eu estou mais para o Pavlov, só insistindo para você pensar direito primeiro, mudar os hábitos e criar os comportamentos, o resto vem a reboque e fica até ridículo de tão fácil. Mas não se preocupe que eu não vou lançar biscoitinhos, prefiro muito mais te convidar para tomar uma vodca. Claro que com muita moderação, afinal, bebidas alcoólicas engordam bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário