quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A Pressa é Inimiga da Refeição

Lá no meu livro eu comento pouco sobre isso, mas acho que vale a pena lembrar que a pressa para comer realmente é um grande problema para quem faz dieta. Já falei um pouco também sobre os benefícios da mastigação prolongada, mas, hoje gostaria de lembrar do tempo que dedicamos às refeições.

Muitas vezes estamos na correria e sequer temos tempo de pensar em comida, aí apelamos às comidas rápidas. Já à noite, geralmente em casa, temos preguiça de preparar uma salada ou um alimento mais natural, aí apelamos para os sanduíches, massas instantâneas ou qualquer outra coisa que não demande tempo.

É normal agirmos assim, principalmente pelo fato de trabalharmos o dia todo e estarmos cansado à noite. Porém, pare para pensar um pouco no seu dia. Cada um de nós tem uma rotina, portanto, vou tentar aproximar as coisas aqui:
- Trabalho (incluíndo os trajetos): 12hrs
- Dormir: 7hrs
- Sobra: 5hrs.

Se a pessoa estuda também, está ferrada, pois, daí quase não sobra tempo livre mesmo, mas, no geral, podemos dizer que temos de 4 a 6 horas livres por dia. É justamente aí que a preguiça ataca. E por paradoxal que possa parecer ela só ataca quando temos tempo livre, pelo menos para mim.

Agora faça outra conta e calcule quanto você demoraria para fazer 5 refeições por dia. Lembre que duas delas, os lanches, em geral são coisas prontas que você não tem o menor trabalho (uma fruta, barra de cereal, bolachas, etc.). Então, na realidade, você precisa se preocupar com as três refeições principais. Supondo 20min para cada uma, você gasta apenas uma hora do seu dia para se alimentar, ou meros 4.2% do seu tempo diário. Então, chega de desculpas!

Mas vc pode contrargumentar comigo dizendo que jejum ajuda a emagrecer. E se vc disser isso eu vou ter que discordar.

Acompanhe minha dieta quando eu era um elefante de quase 145kg:
- Café-da-manhã: Nada! Eu preferia ficar dormindo até os 45min do 2o. tempo antes de ir trabalhar.
- Lanche da manhã: Fala sério! Parar o que eu estava fazendo para comer uma maçã que vai me dar mais fome ainda depois?
- Almoço: Umas folhinhas de salada, várias colheres de arroz, umas duas conchas de feijão, um bifão gorduroso e claro, aquele copo grande de refrigerante bem gelado. Depois, para arrematar, um chocolatinho ou um sorvete;
- Lanche à tarde: Dois sanduíches caprichados com queijo presunto e maionese e claro, o bom copão de refrigerante gelado;
- Jantar: Dois pacotes de macarrão instantâneo e dois hambúrgueres fritos;
- Ceia: um copão de leite com chocolate em pó e um pacote de bolachas recheadas.

Isto sem contar os amendoins, salgadinhos e doces que eu via pela frente enquanto estava à noite em casa de bobeira.

Considerando que eu fazia a ceia por volta das 23hs e depois só ia comer novamente no almoço ao meio dia do dia seguinte, eu ficava mais de 12hrs sem comer!
O problema disso é que o organismo interpreta que a oferta de alimento é pequena, assim, ele absorve tudo o que vê pela frente nas poucas refeições que você faz. E como o animal aqui batia forte, engordava mais que peru de natal.

Os intervalos regulares entre as refeições etm o efeito oposto. O organismo sabe que de 2 em 2 horas ele receberá mais comida, assim, absorve menos.

Se você não está a fim de fazer dieta agora te proponho uma experiência então. Não deixe de comer nada daquilo que você come hoje, seja o que for. Apenas distribua a mesma quantidade em pelo menos 5 horários diferentes e respeite-os por pelo menos um mês. Vá se pesando todos os dias e depois você me conta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário