quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O Tiozinho Pé-de-Cana

O carnaval passou e agora vou tocar num assunto delicado para alguns, bebidas alcoólicas.

Quem acompanha o blog já deve ter visto a tabelinha abaixo:

1 grama de carboidrato: 4 calorias
1 grama de proteína: 4 calorias
1 grama de gordura: 9 calorias
1 grama de álcool: 7 calorias
Fonte: http://www.endocrinologia.com.br/html/entendendocalorias.htm

Eu a usei para falar da campeã, as gorduras. Agora vou falar da vice, que chega bem perto. Para chegar lá vou usar como exemplo um tiozinho hipotético. Imagine um simpático senhor de meia idade, bigodão  e aquela esfera abdominal brilhante que ele exibe com todo o orgulho. Quase todos temos um parente ou amigo assim.

Você fica até imaginando quanto tempo ele deve ter levado para chegar naquela linda e volumosa barriga, não deve ser fácil, ele deve ter se dedicado bastante ao longo dos anos.

Aí vocês começam a conversar sobre alimentação. Ele confessa que odeia doces, que o negócio dele são as comidas salgadas, carnes principalmente, mas ele bate também uns pratões de feijoada, rabada, dobradinha, e às vezes massas.

Mas o tiozinho diz que mantém seu peso estável e que está feliz como sua forma física. Não duvidaria, pois, suas piadas costumam ser muito boas e ele está sempre transpirando felicidade.

Uma dieta basicamente de proteínas não é propriamente calórica. Note que pela tabelinha as proteínas são o tipo de alimento que menos tem calorias por unidade de massa. O segredo do tiozinho manter sua barriga magnífica não é difícil de entender, o tiozinho enxuga tudo o que vê pela frente.

Veja as comparações de calorias:
1 lata de cerveja = 1,5 filets de frango
1 caipirinha = 3 latas de sardinha
1 dedo de uísque (dedo deitado, não de pé!) = 1 coxa de frango
1 cálice de vinho = 1 bife grelhado

Claro que quando se bebe, geralmente não é uma dose apenas, e é aí que o problema está. Quem tem o hábito de tomar 12 latinhas de cerveja numa noite, por exemplo, o que não é nada para muitas pessoas, está ingerindo o equivalente a 1kg de frango!

Bebidas alcoólicas são usadas em essência de forma bem similar às comidas em excesso, ou seja, se bebe pelos mesmos motivos que se come. Seja por tristeza, por alegria, angústia, para ficar relaxado, falar a verdade, chegar em algum(a) pretendente, para dormir ou por qualquer motivo ligado a um sentimento, qualquer que seja também.

Pense bem, não dá para lidar com os mesmos sentimentos conversando, brigando, fazendo exercícios, sexo ou qualquer outra coisa que não esteja ligada necessariamente a comer ou beber?

É fato que todos precisamos da nossa válvula de escape, ou seja, precisamos fazer aquela coisinha que sabemos que é errada muitas vezes para aliviarmos o stress que é tão comum na vida moderna. Mas será preciso comer como um porco ou tomar bebidas alcoólicas em excesso para isso?

A busca de alternativas é uma das melhores dicas possíveis. Fazer substituições do que é ruim por algo "não tão ruim" pode fazer a diferença entre a barriga de tiozinho e uma vida mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário