quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Caindo n'Água.

Verão está aí e temos ainda um bom tempo com sol e calor. Gostaria de falar um pouco sobre um ótimo esporte, mais popular talvez no verão e que dá excelentes resultados no processo de emagrecimento, a natação.

Podemos destacar a natação como um esporte completo que trabalha praticamente todos os grupos musculares, ou seja, ajuda bastante na queima de gordura localizada, que é uma grande vilã para quem deseja emagrecer.

Além disso, como os movimentos são feitos na água, ela dá uma ajudinha mágica de te empurrar para cima, o tal do empuxo. Por isso, você não dá com os ossos no chão duro como numa corrida. A natação, portanto, não causa impactos nas articulações. Há, porém, uma preocupação com os ombros pois são muito solicitados em alguns estilos e mesmo sem o impacto propriamente dito, o esforço repetitivo pode levar a uma lesão.

Além do trabalho muscular que se faz em função da força que temos que fazer para vencer a água, a natação também é um ótimo exercício cardiorrespiratório, ou seja, ele demanda uma grande quantidade de oxigênio para dar energia aos músculos. Com isso, você respira mais e aproveita melhor o oxigênio e consequentemente faz seu coração bater mais para levar oxigênio mais rápido.

Veja seus principais benefícios:
 - Fortalecimento dos músculos envolvidos na respiração.
 - Fortalecimento e aumento do músculo cardíaco.
 - Tonificação da musculatura.
 - Diminuição da pressão arterial.
 - Elevação do número de células vermelhas do sangue.
 - Melhoria da circulação sanguínea.
 - Elevação das reservas de energia nos músculos, o que aumenta a resistência.
 - Aumento do fluxo sanguíneo nos músculos.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Exerc%C3%ADcio_aer%C3%B3bico

Os segredos para os exercícios cardiorrespiratórios são a intesidade moderada e a longa duração. Isto se faz necessário para que o organismo busque esta energia de que os músculos necessitam diretamente nas nossas reservas de gordura, portanto, nos ajude a emagrecer. Você pode ainda turbinar seu treino usando palmares e pés de pato que aumentam a resistência ao movimento na água, solicitando mais força e consequentemente consumindo mais energia.

Eu fazia três seções semanais de 1h 15m durante minha dieta (corrida, não natação). É muito, mas eu não cheguei neste tempo de um dia para o outro, fui aos poucos. É importantíssimo, quando estamos "malhando o coração" que aumentemos aos poucos. Assim fica a dica para que quem deseja começar procure um médico cardiologista para verificar a condição física atual e saber até onde se pode chegar.

Outros exercícios similares são a corrida, hidroginástica e o ciclismo. A corrida é a que mais emagrece, mas os impactos nas articulções são fortíssimos e a queima de gordura localizada pequena. O ciclismo é o que menos queima globalmente, no entanto, não tem impacto e queima uma grande quantidade de gordura localizada nas coxas (pelo menos para mim). Já a hidroginástica é bem similar à natação, ou seja, grande queima global e local com a vantagem de ser mais fácil de praticar, ou seja, não é necessária uma piscina grande ou uma técnica apurada.

Mais do que praticar um exercício pelos seus benefícios, sou da opinião que temos que praticar aquilo que nos agrada. Se você inventar de fazer algo que para você é chato, repetitivo e cansativo, a chance de você parar é grande, aí o trabalho todo foi por água abaixo.
Numa dieta tudo passa pelas escolhas e buscas de alternativas agradáveis para não tornar a coisa inviável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário