sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A Verdade Sobre os Biocombustíveis

A invejá é uma merda. Esta frase resume tão bem o conceito de inveja, e porque não, de merda, que qualquer citação posterior será um mero pleonasmo.

Permitam-me utilizar o termo merda no texto todo. Se até as novelas a usam e está no dicionário, acho que posso utilizá-la também. Merda, merda, merda.

Ufa, agora estou mais calmo, acho posso voltar a falar da inveja. É fácil provar como ela se iguala à merda. As duas são sorrateiras, é difícil assumir suas autorias, as duas se instalam em você sem você desejar ou teimam em ficar quando você mais quer elas te deixem, as duas nos dão nós na barriga, as duas nos absorvem toda a atenção, as duas nos levam à vergonha, as duas são naturalmente incômodas e as duas atraem moscas.

Moscas se relacionam com inveja, você se pergunta? Sim. Não as moscas de verdade, as habitantes da merda, mas a mosca metafórica da Sopa, como na letra de Raul Seixas. O incômodo, o desconforto por assim dizer.

E como nos livramos da merda? Há várias atitudes que podemos tomar. A mais simples é descê-la pela privada ou recolhê-la em um saco, como eu faço umas dez vezes por dia à da Tarsila. Mas ainda assim ela está lá e ainda assim ela continua igual à inveja, pois nunca sabemos qual será o seu destino.

Mas até a merda tem uma utilidade. Já dizia o sábio que se pegarmos uma boa porção de merda, bem fedida, e colocarmos numa embalagem moderna e bonita, com certeza atraíremos moscas, ou melhor, compradores.

A merda também é usada como combustível. Já temos carros movidos a merda no Brasil há muitos anos. Daí eu pensei, porque não fazer isso também com a inveja, ou seja, transformá-la em combustível?

A seguinte frase é interessante: "Inveja é a forma mais complexa de admiração." Quando me pego tendo inveja de algo ou alguém costumo tentar mudar isso para uma forma de admiração, um exemplo a ser relevado e não desejado.

Como engenheiro não me posso olvidar que se A=B e B=C, necessariamente A=C. Assim, se A inveja é uma merda e a Inveja é igual à admiração, logo, a admiração é uma merda.

Raciocine comigo, quem nunca parou para olhar a própria merda e no final se vangloriou pela forma e porção que conseguiu edificar no vaso? Desde edifífios de arte moderna com ramificações, curvas e cores extravagantes para todos os lados, quanto altíssimos e singelos arranhacéus?

Brincadeiras à parte, reconhecer que a admiração é uma merda pode nos levar a pensar que ambas não são tão ruins, mas elas não devem ficar estagnadas para não feder. Devem servir sim para serem transformadas em algo mais útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário