segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Cadeia Neles.

Já repararam como tudo o que é gostoso engorda? Sou só um mero engenheiro, mas arriscaria dizer
que o nosso cérebro tem algo a ver com isso.

Pense comigo, o que mais dá prazer de comer é fundamentalmente aquilo que contém gordura e
açúcar, certo? Aposto que você nunca se pegou pensando ou ouviu de alguém:
- Ai que fome, que vontade de comer rúcula ou alface!

Tampouco você sai de casa para procurar estas coisas no restaurante. Você vai querer mesmo é um
cheese-colesterol ou um saco de bombons para destroçá-los, certo?

Ou seja, quando a paranoia ou até a psicose por comida se instala você vai procurar gordura e açúcar. Por que?
Observe a tabelinha interessante abaixo:

1 grama de carboidrato: 4 calorias
1 grama de proteína: 4 calorias
1 grama de gordura: 9 calorias
1 grama de álcool: 7 calorias
Fonte: http://www.endocrinologia.com.br/html/entendendocalorias.htm

Aqui é fácil entender que o nosso corpo nos sacaneia. O tipo de alimento mais denso caloricamente é a gordura. Isto significa que há algum mecanismo, provavelmente primitivo no nosso cérebro que ainda diz:
- Uga buga, mim quer gordura!

Provavelmente pelo fato de em tempos imemoriais o homem das cavernas necessitar armazenar a maior quantidade de energia possível para os períodos de inverno e de carestia de alimentos, desenvolvemos este desejo pelas gorduras. Só que naquela época, nossos ancestrais arrastavam mulher pelos cabelos, matavam animais à unha e não ficavam sentados na frente da TV.

Você pode discordar dizendo que não gosta de gordura, que tira a capa de gordura da picanha, as carnes da feijoada, etc. Porém, não podemos esquecer que todas as frituras, embutidos, salgadinhos e até doces levam grandes quantidades de gordura na sua preparação. É justamente esta gordura não evidente que costumamos ingerir com maior frequência.

Mas calma, não é por comer gordura que seremos lançados à fogueira. Como eu já disse várias vezes, é pior passar vontade do que comer um pouquinho daquilo que você deseja, pois, geralmente a vontade vence e aí você deixa o restaurante sem estoques.

Também disse que o meu método de emagrecer não proíbe nada, isto é verdade, mas não significa que eu como de tudo. Como quase de tudo, mas uma coisa eu deixei quase que integralmente, os embutidos.

Já havia lido muitas lendas sobre eles, mas custava a acreditar que um produto comercialmente vendido em qualquer lugar pudesse ser tão danoso à saúde assim. Só que eu me tornei um ávido leitor de embalagens durante a dieta e não perdi mais o hábito. Certo dia eu comparei os embutidos à ração da Tarsila e qual não foi a minha surpresa ao perceber que o material base é quase o mesmo.

A composição básica são restos de carne de vários animais, gordura animal e conservantes. Claro que para os seres humanos eles colocam mais condimentos, supostamente usam cortes de carne um pouco mais nobres e dão aquela maquiada na coisa, creio hoje que propositalmente para não parecer comida de cachorro.

Mal não faz, afinal, aquela destruidora de jardins da Tarsila está cada vez pior. Mas não sei se é um alimento tão bom assim, se fosse, talvez não a visse mais de uma vez mastigando nossas petúnias. Mesmo assim, eu cético por natureza, fui conversar com um amigo que é do sítio e estava acostumado a fazer estes produtos na sua propriedade. Quando questionei-o sobre os embutidos sua resposta foi simples:
 - Se você presenciar como são feitos e armazenados estes alimentos você nunca mais vai comê-los.

Esta simpática resposta foi suficiente para cortá-los da minha lista de opções mesmo sem acompar meu amigo para ver como são feitos.

A chave aqui são as substituições. Observe, por exemplo, que enquanto uma salsicha tem 120 kcal, um bife magro grelhado de mesma massa tem 80 kcal, ou seja, 1/3 a menos. Este excesso com certeza está nas gorduras, corantes e conservantes da salsicha.

Assim como eu substitui passeio no jardim por cadeia/solitária para aquela cadela criminosa da Tarsila, também substiuí os embuidos por outras carnes bem mais saudáveis e menos calóricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário