sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Vamos por Partes

Imagine que você tem um bolo bem gostoso, inteirinho à sua frente. Sim, aquela tentação materializada com chocolate, creme, morangos ou qualquer outra coisa que seja um atentado de prazer ao palato. Esqueça a dieta, caso você esteja em uma e reflita sobre o que você faria com ele?

Primeiramente imagine comendo-o vorazmente. Você enfia o rosto ali e só tira no momento em que precisa respirar. Como consequência, o tal bolo é dilacerado e some em pouco tempo.

Agora imagine uma segunda situação, em que você come uma pequena fatia por dia do mesmo bolo. Na hora em que você está de bobeira no sofá ou quando a paranoia por doces te ataca, você vai lá no bolo mas se limita àquela pequena fatia.

Em qual situação parece haver mais bolo?

Agora esqueça o bolo por um instante e pense em outra coisa que nos causa tanta ou mais obcessão, o dinheiro.

Suponhamos que você receba salário apenas uma vez por mês e tenha que se virar com ele. Na primeira suposição você vai à forra, compra roupas novas, vai o mercado e compra tudo o que precisa de uma vez só, sai para fazer festas, ou seja, você torra tudo rápido. Já na segunda suposição, você vai analisar suas despesas e criar várias "contas" como alimentação, combustível, escolas das crianças, remédios, emergências, etc. Em cada uma você vai destinar um pouquinho de dinheiro e guardá-lo até que você necessite.

Pergunto novamente, em qual situação parece que você tem mais dinheiro?

O que acontece quando você provisiona aquilo que você tem disponível é que você automaticamente estende a duração da coisa. Quer mais um exemplo? É melhor uma "rapidinha" ou uma "demoradinha"?
Na verdade as duas modalidades são boas, mas o que dura mais, em geral é melhor.

Procurar levar esta filosofia às refeições ordinárias do dia e o efeito será semelhante. Eis alguns benefícios:
- Mantém comida no estômago por mais tempo, aumentando a saciedade;
- Reduz a absorção de nutrientes ajudando no emagrecimento. O corpo "aprende" que tem comida em intervalos regulares, assim, ele não se "preocupa" muito em reter os nutrientes;
- Evita que você "belisque". A alimentação fora de hora é um dos piores hábitos contra o emagrecimento.
- Reduz a ansiedade. Barriguinha cheia sempre, tranquilidade, não se pensa em comida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário