quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Ora et Labora

A parte mais difícil de uma dieta talvez seja lidar com os insucessos. É horrível pasar fome ou se matar na academia para concluir que você deu um giro de 360°, ou seja, que não saiu do lugar.

É complicado encontrar um motivo ou rotular a coisa de uma forma única. São muitos os fatores que nos levam a falhar na dieta. Mas, eu gostaria de ser reducionista novamente e arriscar dizer que a causa única para pararmos uma dieta é a impaciência.

Você acorda na segunda-feira, vê aquele lindo céu azul e já pensa na prainha no próximo final de semana. Decide então malhar todos os dias daquela semana e maneirar na comida, você quer estar melhor rápido, obviamente que antes do final do verão.

Sua força de vontade é grande e você consegue ir da segunda até o sábado incólume, bastante saladas, frutas e exercícios. Aí você sobe na balança e? Se decepciona. Antes de sequer se perguntar o porquê você já está com um pedaço de pizza na mão desanimada ou espumando de raiva.

Antes de qualquer reação acho que deveríamos procurar o motivo para termos ficado decepcionados. Se pararmos para pensar de forma reducionista de novo veremos também que o motivo é único:

Você esperou demais de você mesmo.

Quando temos um objetivo pela frente, como emagrecer para o fim de semana na praia ou para perder dezenas de quilogramas e mudar completamente de vida, nós depositamos muita esperença nestes objetivos e isso pode nos cegar por outro lado.

Cada um de nós é um universo completo e distinto dos demais. Resumindo este conceito, não é porque sua vizinha perdeu 5kg em uma semana que você também irá fazê-lo. Cada um de nós tem uma velocidade de metabolismo, uma genética singular.

Outro detalhe é a nossa cabeça, sempre ela. Tendemos a ser otimistas demais e achar que vamos muito mais longe do que aquilo que conseguimos ir. E se a realidade nos dá aquele cruel tapa na cara temos que tentar entender que esperamos demais de nós mesmos. Afinal, se nos decepcionamos com as atitudes de outras pessoas, por que estaríamos imunes de não corresponder às nossas próprias expectativas?

 Se você manteve ou aumentou o peso depois de uns dias de dieta e exercícios sérios, você provavelmente trocou massa gorda por magra, ou seja, banha por músculos. Se você perdeu peso, uma grama que seja, do que você está reclamando? Você já está emagrecendo!

Como diz o velho adágio alquimista (também usado por São Bento): "Ora et Labora", em português: "Reze e trabalhe". Este rezar aqui tem um sentido figurado significando mais ser perseverante do que outra coisa. Ou seja, continue na sua senda e trabalhe pelos seus objetivos que você certamente chega lá

Nenhum comentário:

Postar um comentário