quinta-feira, 1 de março de 2012

Metabolismaratona

O que é este bendito do metabolismo? Há alguma desinformação nisso, mas, resumindo, é o processo através do qual seu organismo transforma alimentos em energia.

Para que seu corpo precisa de energia? Para movimentar todos os seus músculos, para pensar, produzir novas células, fazer a digestão... Ou seja, tudo o que você faz com o seu corpo demanda energia.

Imaginemos que você fique na cama o dia todo, e use esta energia apenas para piscar os olhos e respirar. Mesmo assim, você terá gasto neste dia cerca de 1600 kcal, o que equivale a 4 fatias de pizza! Este gasto é o tal do metabolismo basal, que nada mais é que o gasto mínimo de energia só para manter o seu corpo vivo.

Saindo da situação extrema de ficar semi-morto numa cama o dia todo e passando a uma situação real, um dia comum, o gasto basal pula para 2400 kcal! Isto não é nada mais nada menos do que 7 pedaços de pizza!

Veja as fórmulas para calcular este consumo de calorias que felizmente não temos como escapar:

http://www.linhabioslim.com.br/tmb.asp

Por que não passar o dia deitado e comendo pizza então? Primeiro que o colesterol das pizzas iria entupir suas artérias em pouco tempo. Segundo, que metabolismo tem a sua velocidade que é ditada por inúmeros fatores.

Os mais importantes são a frequência dos exercícios, a quantidade de músculos e obviamente a alimentação.

É interessante notar que o tipo e a intensidade dos exercícios não são tão importantes quanto a frequência que você os faz. Isto porque o corpo possui um tipo de "inteligência" que aprende que sempre há aquela carga de exercício, consequentemente haverá uma necessidade maior de energia e assim o metabolismo deve acelerar.

Já a questão dos músculos é explicada porque ele é um tecido vivo, ou seja, ele respira , portanto, necessita de sangue. Quanto mais sangue e oxigenação mais ele necessita de energia. Comparando, a gordura é composta de células inertes, que não demandam energia para existir justamente por serem um certo tipo de reserva de energia.

Finalmente a alimentação também influencia de várias formas. Já ouviu falar dos tais dos alimentos termogênicos? São alimentos difíceis de ser digeridos, assim, o sistema digestivo trabalha mais para fazer a própria digestão, gastando assim mais energia. Segue um link mostrando alguns:

http://www.minhavida.com.br/conteudo/13320-conheca-sete-alimentos-termogenicos-que-te-ajudam-a-emagrecer.htm

A estes somam-se outros que são tão pobres em calorias que você gasta mais energia para mastigá-los, digerí-los e eliminar seus restos do que ele pode fornecer de energia. Mas não espere muito destes, pois, são em sua grande maioria verduras, frutas e legumes...


Nenhum comentário:

Postar um comentário