sexta-feira, 16 de março de 2012

Por Que as Esposas Ganham as Brigas dos Maridos?

Atenção persistência são tudo.

Funcionamos baseados em rotinas. Isto significa que tudo o que fazemos tem um motivo, uma razão, uma ideia por trás. Se esta regra é quebrada, ou seja, se há ação sem pensamento ou pensamento sem uma ação, aquele que existe se consome até sumir.

Imaginem um marido e uma esposa brigando, sei lá, por causa do canal da TV. A mulher quer ver novela e o marido futebol. Quem tem razão? Os dois têm as suas razões assim como os dois têm suas culpas. Não há certo ou errado. E quem vence? 99,99% dos casos é a mulher, mas a "regra" deveria ser aquele que tem argumentos mais fortes.

Quem tem argumentos mais fortes? Aquele que percebe melhor o acontecimento e as variáveis à volta. Aquele que presta mais atenção. Só isso? Não. De que adiantaria ter os melhores argumentos e perceber melhor a situação do que os outros se a pessoa não usa isso? Portanto, é necessário transformar este conhecimento da situação em ação.

Voltando ao exemplo, a mulher abre a matraca e começa a falar que trabalhou muito, que está cansada, que ela cuida de tudo e o homem não faz nada por ela, etc. Ela dispara uma metralhadora de argumentos a esmo até que um deles atinja o homem, que geralmente não tem paciência para discutir coisas que julga fúteis e não quer a mulher enchendo o saco dele por dias, só porque ele viu futebol na hora da novela, uma vez que fosse.

Além da atenção, notamos outro ingrediente na receita que se chama insistência. Este par de ferramentas é capaz de resolver quase tudo na vida.

Suponhamos que você quer fazer uma bolsa. Você presta ATENÇÃO na revista, no site, na aula e PERSISTE em replicar o que aprendeu costurando e desmanchando até acertar.

Ou você quer fazer prateleiras na garagem? Você corta, recorta, prega, fura até compreender a forma mais fácil, obviamente que você chega a isso apenas prestando ATENÇÃO no que está fazendo. Então você INSISTE no que deu acerto até que termine as benditas prateleiras.

Se faltar um dos dois você vai falhar certamente. Lembre-se que a ATENÇÃO é análoga ao pensamento assim como a INSISTÊNCIA é à ação. Quem acompanha o blog talvez se lembre do sábio mote de São Bento: "Ora et Labora". Que em suma diz praticamente a mesma coisa que: "Esteja atento e persista", só esta última, nao tem a roupagem dogmática e religiosa do mote de São Bento.

E onde entra a dieta em tudo isso? Fazer dieta é fazer isso, simples assim. Se você faz coisas a esmo sem pensar, como passar longos períodos sem comer, comer apenas vegetais e correr mais do que o corpo aguenta não vai dar certo. Medidas extremas e obcessivas são ineficientes em algum ponto, portanto, faltará a ATENÇÃO sobre o que se está fazendo e a falha estará lá te esperando.

Da mesma forma, se você vai à nutricionista, elabora um cardápio ideal, vai a um personal trainer que te faz um programa de acordo com o seu corpo e gostos e...? Você para depois do primeiro churrasco que é convidada, pula os dias, acha complicado, diz que não dá tempo... Pronto, faltou a INSISTÊNCIA e você falhou.

O caminho, parece ser o de estar com as antenas ligadas para tudo que acontece com o seu corpo e
persistir trabalhando no que está certo e corrigindo o que não está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário