segunda-feira, 12 de março de 2012

Lazer Emagrece?

Fiz aniversário no final de semana que passou e resolvi deixar as preocupações alimentares de lado. Está certo que eu já automatizei a grande maioria delas, mas, dei-me ao luxo de deixar a coisa correr solta. Nem a minha inseparável "carcereira", a balança, eu deixei participar esta semana.

Neste final de semana fui raptado pela Mi para ficarmos isolados do mundo. Fomos parar em um lugar que amamos, o centro histórico de S. Francisco do Sul. Um lugar de casas seculares e parado no tempo. Primeiro andamos um pouco debaixo do sol escaldante para, claro, a Mi comprar artesanato local nas pequenas lojinhas localizadas nas casas históricas. Nada de "dieta financeira" para a Mi e sua carteira. Só nesta caminhada de meia hora já secamos uma garrafa de 1,5L de água mineral.

Depois fomos a um restaurante no antigo mercado municipal que tem uma plataforma de frente para o mar. Lá sentamos e ouvindo uma simpática e suave música ao vivo, ficamos bebendo um pouco. Depois de algumas horas saímos dali e resolvemos ir para a praia. Na praia beliscamos uns camarões, bebemos mais um pouco, nadamos e fomos descansar.

Jantamos mais camarões, saímos para tomar um sorvete e depois voltamos para a clausura. Ontem um café da manhã reforçado, voltamos à praia para mais um pouco de diversão na água e finalmente voltamos para casa.

Fomos jantar um delicioso macarrão caseiro que a Mi fez lá pelas 20hrs. Eu comi um prato imenso. Finalmente fui me pesar antes de dormir e para a minha surpresa havia voltado 0,5kg mais magro do que havia saído de casa.

Qual foi o segredo para beber cerveja, comer camarão alho e óleo, tomar sorvete, comer pães e bolos no café da manhã, ainda por cima me acabar no macarrão caseiro e ainda assim conseguir emagrecer?

Na verdade são dois segredos, o volume estomacal reduzido e a atividade física. Comi tudo isso num volume suficiente para ficar satisfeito. Sem pressa, conversando, mastigando bastante, o cérebro é avisado pelo estômago bem antes que você coma mais do que deve.

O estômago é elástico. Nas pessoas obesas ele é dilatado ao ponto que o obeso necessita muito mais comida para enchê-lo que uma pessoa magra. E esta dilatação ocorre justamente por causa da alimentação além do necessário. É um círculo viciosos. Justamente por essa razão fsica é que muitos obesos optam por fazer a cirurgia bariátrica, para reduzirem seus volumes estomacais.

O que elas não precebem é o fato que isso pode ser conseguido naturalmente com a restrição da alimentação por tempo prolongado, ou seja, com dieta. Quem chega neste resultado pela dieta acaba percebendo melhor seu próprio estômago e aprende a "dar ouvidos" ao que ele diz ao cérebro.

Outra coisa determinante é o que você faz com o teu tempo de lazer. Gostos não se discutem, mas será que só o ócio na TV dentro de casa e o balde de pipoca ao lado podem te deixar feliz? Será que não existe nenhum tipo de lazer para você que não envolva comida?

Eu saí com a Mi para me divertir. Comer eu como sempre, não há novidade nisso. Nossa atenção estava voltada para aquilo que não fazemos com tanta frequência, como estar no lugar que gostamos, ouvir a música que ouvimos e o papo agradável e inexplicavelmente incansável que temos. Naquele tempo eu não estava nem um pouco preocupado em comer, mas comi muito bem e sem culpas, pois comer não era minha preocupação principal.

A comida não sai voando das estufas da lanchonete ou das prateleiras do mercado para se enfiar nas nossas bocas. Somos nós que vamos as buscamos. Se pararmos para pensar é esquisito nos deixarmos controlar por uma coisa inanimada. Nós é que devemos controlar a comida e não o inverso!

Um dos caminhos que encontrei para isso foi justamente o de não dar tanta atenção a ela como hoje dou a coisas bem mais importantes e gratificantes que um estômago dilatado e cheio. Outra coisa foi inserir novidades na vida. Toda vez que você faz algo novo e diferente você foca a sua atenção na novidade e a comida passa de ator principal a quadjuvante ou até contrarregra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário