quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Siri Esperto

Hoje fiquei muito bravo com a Mi, minha esposa. Embora eu estivesse comodamente trabalhando no ar-condicionado do escritório, ela foi à praia sem mim. Sim, eu sou ciumento! Só consenti (como se eu mandasse alguma coisa em casa), porque ela foi com o meu filho Victor e meus sogros.

Mas a Mi se redimiu e comprou alguns sirizinhos, já que adoramos frutos do mar.  É justamente sobre estes simpáticos bichinhos que se trata o post. Esta é uma excelente opção de cardápio para dieta. 

A Mi fez assim (espero que ela não brigue por eu revelar seu gostoso segredo):

- Picar alho, cebola, cebolinha, noz moscada, hortelã, alecrim, pimenta, coentro, limão, manjericão enfim, todos os temperos que você goste;
-  Refogue tudo com um fio de azeite de oliva;
-  Coloque uma taça de vinho branco seco, junte os bichinos e mexa mais um pouco até o vinho reduzir;
- Complete a panela com água e deixe os simpáticos crustáceos ferverem por uns 20 minutos;
- Desça a porrada na cabeça e nas patas do bichinho e aproveite.

Note que as calorias são mínimas, o que já é uma grande vantagem. Temperos não têm calorias, o siri tampouco. Talvez os únicos alimentos calóricos sejam o vinho e o azeite, mas como as quantidades são muito pequenas, apenas para temperar, eles não influenciam tanto. Os temperos fortes aumentam também a sensação de saciedade, pelo menos para mim.

Mas a grande sacada deste prato é o "como comer". O siri é um alimento de pouca carne e é difícil encontrá-la. Assim, você geralmente usa um martelinho para quebrar a casquinha e vai sugando os pequenos pedaços do corpo e das patinhas. Com isso, você gasta várias calorias só para comê-lo. Como você leva algum tempo também para fazer tudo isso, seu estômago se sacia ainda enquanto você come. 

Portanto, quando você termina, provavelmente já está na hora de fazer outra coisa e você provavelmente não voltará a comer tão cedo.

Desculpem a qualidade da foto e a montagem do prato, mas, a Mi já estava a ponto de descer o martelinho na minha cabeça e não na do siri, tamanha era a nossa vontade de avançar!















Nenhum comentário:

Postar um comentário