segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Chronos e Kairos

Era uma vez um deus que tinha por responsabilidade cuidar do tempo. Ele olhava para o passado e para o futuro compreendendo tudo o que acontecera, acontecia e aconteceria.  Era ele quem controlava o balé das estrelas e assegurava que nada permanecesse estagnado. Seu nome era Chronos.

Chronos, no entanto, não conseguia controlar o curso das coisas, embora soubesse que aconteceriam. Não tinha o poder de interferir nas atitudes das pessoas que faziam coisas boas e ruins a todo o momento e eram estas coisas que delineavam os acontecimentos que ele já compreendia.

Cansado de ter tanto poder para conhecer na mesma medida que não tinha nenhum poder para agir, revoltou-se fazendo com que o tempo passasse mais depressa para os mais velhos e mais lentamente para os mais jovens. Assim os velhos morreriam mais cedo e os jovens tardariam a ser mais velhos e sem esta sabedoria da maturidade, pouco conseguiriam agir também e Chronos tiraria o único poder temporal que as pessoas tinham.

Kayros, seu filho que vivia entre os humanos, rebelou-se. Kayros também era um deus do tempo, não do tempo absoluto, mas do momento oportuno, daquela fração do tempo absoluto que se usa para se fazer algo, para criar uma oportunidade.

Kayros tentou combater Chronos mas não conseguiu e foi englido pelo próprio pai, afinal, ninguém consegue controlar o tempo, mesmo que tenha sabedoria para criar coisas e mudar a realidade.

Esta historinha mitológica adaptada lembra que realmente não temos todo o tempo do mundo, e, que se tentarmos ter, nos frustaremos morrendo cedo ou nunca conseguindo crescer. Temos o tempo que compreendemos ter. Podemos cruzar a rua e morrer atropelados daqui alguns minutos, como podemos viver por mais algumas décadas.

Gosto de pensar que temos apenas o tempo de Kairos, ou seja, que podemos mudar aquilo que está ao nosso alcance e mesmo assim às vezes não completamente. Isso se estende a mudar de dieta. Temos que aproveitar as oportunidades para fazer esta mudança.

E quais são elas? Tudo depende de você apenas. A oportunidade às vezes é a roupa nova que não serve mais, o pretendente que se quer conquistar, a roupa de banho que se quer usar no próximo verão, etc. Pouco importa desde que você se agarre a esta oportunidade e coloque toda a sua energia para fazê-la virar realidade.

É só esta oportunidade aliada às coisas que só você sabe que deverá fazer, que poderão te levar a mudar de vida.

É fácil? Só depende de quão importante é esta oportunidade para você.

Esperar muito ou deixar para depois pode não ser uma boa ideia, pois, lembre-se que Chronos está lá naquele lugar que você desconhece, mas sabe que existe. Está lá que nem uma planta carnívora com a "bocarra" aberta, só esperando você vacilar para te engolir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário