sábado, 28 de janeiro de 2012

Corra que a Tarsila vem aí.


Exercícios são indispensáveis em uma boa dieta. Colocar o esqueleto para balançar ajuda você a queimar energia mais rápido, além de ajudar na produção de endorfinas, ou seja eles te deixam relaxada e propiciam um cardápio mais farto.

Na minha dieta eu pratiquei muita corrida por ser um dos exercícios que mais queima calorias. Também fiz musculação, com pouco peso e muitas repetições. Os dois combinados potencializaram muito a queima de calorias e evitaram que a Lei da Gravidade se manifestasse nas minhas pelancas mais do que já tinha feito. 

Portanto, um programa sério de exercícios é muito bom para emagrecer mais rápido. Porém, gostaria de conversar um pouco sobre os exercícios que chamo de ocasionais. Você já deve ter ouvido falar nisso. São aqueles que você faz no dia-a-dia como varrer a casa, passar roupa, cozinhar, dançar na balada, etc.

Neste sentido eu adotei algumas medidas que passaram a fazer parte da minha rotina. No começo é meio chato e dá aquela preguiça, mas, se persistirmos por algumas semanas, "entra no sangue" e você nem percebe mais que já mudou.

Por exemplo, eu não tenho lata de lixo junto à minha mesa no escritório. Eu uso algumas latas coletivas para reciclagem que ficam há uns 10m de onde eu sento. Assim, sempre que necessito jogar algo fora eu me levanto e caminho 20m (10m para ir e 10m para voltar) e ainda ajudo na reciclagem. Gosto também de estacionar o carro longe, assim, arrumo vaga mais rápido e dou mais uma caminhada.

Se bem que nem carro eu uso no meu trabalho. Como eu trabalho em escritório e moro apenas há 2.5km do meu trabalho eu sempre vou de bicicleta quando não chove. Assim, eu deixo o carro em casa, me exercito, não poluo o ambiente, estacionar fica ridículo de tão fácil e com certeza eu gasto muito menos tempo do que gastaria de carro no trânsito.

Agora que recentemente compramos uma casa (antes morávamos em apartamento), eu cuido de todo o jardim e também da garagem (às vezes). Poderia pagar alguém para isso, mas prefiro cuidar das minhas plantinhas e limpar a garagem e calçadas para dar uma exercitada adicional.

Já temos o Victor, nosso bebê de 7 anos que está quase da minha altura, o garoto deve ter caído naquela poção do Obelix para ser assim tão grande e forte. E assim que mudamos ganhamos também nossa segunda filha, a Tarsila. Uma fêmea de labrador que pegamos com um mês e que agora está com quase 5. Tá certo que o Victor ainda apronta as dele, mas a Tarsila... acho que eu nem precisaria de outros exercícios se a tivesse na época da dieta.

Você talvez pense que não é tão grave assim, afinal, é apenas um bebê... porém, é um bebê de quase 30kg. Alie isso ao fato que filhotes são sapecas por natureza e terás um jardim sempre sujo, podas de plantas por todos os lugares imagináveis, bolas de futebol destruídas, etc. Isso sem falar de cocô. Até agora eu não entendi de onde sai tanto cocô daquele bicho... Na verdade eu sei de onde ele sai, o que eu não entendo é como ela faz tanto, entendeu?


E quando vamos passear então? Ela avança para brincar em todo mundo, vai por dentro do mato, se suja inteira, impaca quando está cansada ou dá trancos que quase nos derrubam e por aí afora. Notei que meus braços até deram uma enrijecida depois de começar a passear com ela.

Ela com a Mi também é complicado. A Mi também foi gordinha por quase toda a vida e emagreceu um pouco depois de mim. Só que a Mi é muito baixinha (sim, ela vai me socar por este comentário), e agora, então magra, ela ficou bem mirradinha. A Tarsila com ela então, ficou quase pau a pau. Agora a Mi vai me encontrar na ciclovia quando volto do trabalho para que ela possa caminhar um pouco e a Tarsila passear.

No primeiro dia eu as vi de longe e pensei:
- Caramba, aquele cachorro monstruoso vai atacar aquela criancinha!
Quando fui aproximando e as silhuetas se definiram vi que era a Tarsila pulando na Mi para brincar.  Cada puxão que a Tarsila dá eu imagino que o bracinho da Mi vai ser arrancado. Assim, eu trago a Tarsila, e as duas magrelas vêm juntas (Mi e a bike).

Mas, se você não está acreditando que estes exercícios ajudam, veja só o meu exemplo diário:

Ciclismo para o trabalho: 126 kcal
Usar o lixo longe: 80 kcal
Usar o banheiro mais longe: 80 kcal
Jardinagem: 100 kcal
Recolher o cocô da Tarsila: 120 kcal
Brincar com a Tarsila: 200 kcal
Caminhar com a Tarsila: 450 kcal
Estacionar longe: 50 kcal
Total: 1200 kcal (aproximadamente)

Considerando que 1kg de peso equivale a aproximadamente 7000kcal, eu "gasto" cerca de
1kg de peso corporal por semana só com estas pequenas coisas!

Mas se você não gosta destas coisas, por exemplo, existe uma infinidade de opções. Dançar, fazer sexo, beijar, brincar com as crianças, tocar um instrumento, cantar, enfim, tudo o que fazemos queima calorias, minha dica, portanto, é procurar fazer aquilo que queima mais considerando o que você gosta.

Segue Um link muito interessante com os gastos calóricos por tipo de atividade:
http://cyberdiet.terra.com.br/gasto-calorico-dos-exercicios-3-1-2-326.html



Esta é a nossa pequena "monstra" com aquilo que já foi uma bola do Victor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário