quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O que que há, Velhinho?

No meu livro eu faço certa apologia às cenouras. E não é por causa do meu sobrenome não.
Continuando na linha de raciocínio do post anterior, uma das minhas ideias em relação às refeições é dificultá-las sempre que possível. Como fazer isso? E por que fazer isso?


Primeiramente, este é um subterfúgio para acalmar dois personagens dentro do nosso corpo que estão em constante briga, tal qual o coelho e o caçador do desenho. Eles são o estômago e o cérebro. O cérebro é que percebe e lida com a fome, mas é o estômago quem manda os sinais.

Via de regra, quem come muito rápido tende a comer muito mais, pois, o estômago pode até já estar cheio, mas o cérebro ainda não ficou sabendo, aí, a pessoa continua comendo desnecessariamente. Obviamente que a melhor forma de corrigir isso é comendo mais devagar, mas nem sempre temos tempo de sentar confortavelmente, cheirar a comida e saboreá-la garfada a garfada.

Minha receita para os apressados é a cenoura crua. Uma unidade grande tem apenas 50kcal. É uma boa opção sempre que bate o desespero da fome durante a dieta. Claro que é recomendado manter a regularidade dos horários das refeições, mas, nunca me furtei de usá-la nos casos de "emergência" já que as calorias são insignificantes. Eu gosto de comê-la (ou roê-la) inteira, com casca e tudo para não perder os nutrientes.

O segredo aqui é que a cenoura é um alimento que demora para ser mastigado e contém sucos naturais que são extraídos durante a mastigação. De novo, isto leva algum tempo e ajuda, portanto, o cérebro a receber a mensagem antes de nos entupirmos.  Além do que, a cenoura oferece uma certa "sustância" por ter fibras de digestão um pouco mais lenta, o que potencializa ainda mais a sensação de saciedade.

Um amigo estes dias reclamou que tentou comer a cenoura conforme eu aconselhei, mas que não se adaptou, pois, na extremidade ela até que é "docinha", mas na parte mais grossa ela não tem gosto de nada e pouco suco, sendo difícil masigá-la. Na verdade, eu estou usando a cenoura como um exemplo, mas esta dica pode ser estendida para qualquer outro alimento de fibras mais pesadas e(ou) que possa ser "roído", mas claro, que tenha poucas calorias. Assim, funciona da mesma forma com a polpa do coco (marrom), azeitonas (considerando que você roa os caroços), etc.

Um comentário:

  1. sei bem os beneficios da cenouras e quantas eu tinha que comprar e deixar cortada na geladeira pra vc!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir