segunda-feira, 30 de abril de 2012

Aproveite o Feriado

O dia perfeito começa quando você pode sair da sua rotina.Acredito que não ter rotina  é não ter controles sobre si. Poder fazer o que se quer, por pelo menos uma dia que seja.

Você olha uma linda manhã de outono, sol tímido mas persistente e nenhuma nuvem no céu. Deitando-se em sua cama para passar o dia ali seria um crime contra a natureza.

Ela acaba de te dar um dia com o clima perfeito para você não ter uma rotina. E você na sua cama? Não! Você decide fazer algo diferente: Conquistar O Senhor do Vale.

O Pico Jaraguá, ou, O Senhor do Vale, como chamavam os índios, tem majestosos 926 metros de altitude. Ao seu lado, um dos seus irmãos tem 896 metros. Do seu cume, se contempla uma área de mais de 2000 km2. Vê-se do mar às cadeias de montanhas que timidamente vão avançando sobre o lado oposto no horizonte. Por que não subí-lo?

Convidei meu filho que na hora topou com entusiasmo. Almoçamos moderadamente para subirmos tranquilos e fizemos nossa mochila com água, frutas e um pacote de salgadinhos. O que mais incomodou foi o estado da estradinha mal conservada que liga a área urbana ao local. Mesmo isso deixou de ser problema quando começamos nossa caminhada.

A caminhada tem um grau de inclinação muito acentuado, o que exige muito dos músculos das pernas e das articulações dos quadris, joelhos e tornozelos. Por outro lado, tanto para uma criança quanto para um adulto são ótimos exercícios de final de semana.

Paramos algumas vezes para sentar, respirar e tomar uma água que persistia ficar geladinha para nossa sorte. Depois de muita conversa sobre pedras, estradas, bois, plantas, rios e tudo mais, uma hora e quinze minutos depois, alcançamos o topo. Lar das antenas e de algumas das rampas de voo livre da cidade, O Morro das Antenas.

Nos deitamos na grama, depois sentamos para apreciar o Vale. Mostrei onde eram os principais pontos da cidade, achamos nossa casa, vimos o mar, ao longe, tentamos ligar para a MI e comemos nossas frutas e salgadinhos. Tiramos algumas fotos para mostrar para a Mi. Mas o frio de lá de cima fez-nos descer algum tempo depois.

Na descida, mais exercícios fortes para as pernas e quadril, alguns escorregões nas pedras soltas e, FELIZMENTE, num tempo bem menor, desabamos sentados no carro. Aquele conforto macio do banco era tudo que precisávamos.

Mais um golinho de água e descemos o restante do percurso de carro até voltarmos para casa. Desabei na rede enquanto contávamos para a Mi e para a minha surpresa o Victor já corria atrás da Tarsila ou vice-versa, meu cansaço não me deixava ver direito.

Como algo tão prazeroso como passar uma tarde com o filho e ver um local lindo pode ainda queimar 900kcal e fortificar os músculos?

O que podia ser um dia no cama comendo e vendo TV, realmente transformou-se num dia perfeito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário